Sem dúvida alguma, todas as métricas são muito importantes, pois é graças a elas que nós podemos obter uma visão mais clara a respeito das empresas. Entretanto, para alguns tipos de negócios algumas métricas são mais importantes, já que são capazes de descrever com mais facilidade a realidade daquela organização.

Esse é o caso do Annual Recurring Revenue (ARR) ou Receita Recorrente Anual e dos negócios baseados em modelos de recorrência.

Para que você possa entender um pouco mais sobre essa métrica e sobre essa relação, decidimos criar um conteúdo te explicando absolutamente tudo a respeito do ARR. Confira:

O que é o ARR?

 

O ARR representa a Receita que o seu negócio obtém de modo recorrente ao longo do ano. Ou seja, o quanto de dinheiro irá entrar na sua empresa em um ano fiscal por meio de pagamentos recorrentes.

Sendo assim, já podemos deixar plenamente estabelecido que o ARR é uma métrica totalmente ligada a saúde financeira da sua empresa,

Graças a ela você pode ver de maneira simples e clara o quanto sua empresa irá faturar ao longo de um ano inteiro com o seu atual quadro de clientes, podendo verificar se assim já será possível atingir as metas pré-definidas ou se será necessário tomar novas medidas para alcançá-las.

Vale a pena ressaltar que o ARR é uma métrica derivada do MRR, que mostra o faturamento mensal recorrente da sua empresa. Dessa forma, acompanhar ambas as métricas é fundamental, pois é baseado na melhora do seu MRR que o ARR também poderá crescer de forma significativa.

Aprenda a calcular o seu ARR

 

Calcular o ARR é algo muito simples e que exige pouquíssima dificuldade, o que acaba facilitando a vida do empreendedor, que em pouco tempo já passa a ser capaz de prever o quanto sua empresa irá faturar.

Para efetuar o cálculo você só precisa multiplicar o seu MRR atual por 12 meses, de modo que se obtenha uma visão mais completa sobre o ano.

Se você ainda não calculou o seu MRR, sugiro que visite o nosso artigo onde falamos sobre o assunto, pois lá você pode aprender a fazer esse cálculo de uma maneira bem rápida e detalhada

De qualquer maneira, é preciso que você leve em conta alguns fatores muito específicos na hora de calcular o seu ARR já que eles podem fazer total diferença. Veja:

Receita anual de cada cliente é diferente de ARR

Você sabe precisamente o quanto cada cliente está pagando para a sua empresa? Afinal, se o seu negócio oferece diferentes planos para os seus clientes, é natural que existam vários grupos de consumidores alocados em diferentes planos, o que exige uma organização.

Sendo assim, para definir a sua receita o mais indicado é separar todos os planos, para que assim não haja nenhuma confusão na hora de calcular a recorrência.

O Upsell precisa ser levado em consideração

Muitas vezes você vai adicionar ao seu ARR um cliente que está pagando um valor X naquele determinado momento, mas existe a chance de que um Upsell seja realizado, de modo que ele passe a lhe pagar mais.

Uma vez que isso aconteça é fundamental que esse dado seja contabilizado adequadamente, pois isso impactará diretamente na sua previsão de faturamento recorrente anual.

O Downgrade deve ser contabilizado

Seguindo o exemplo que foi citado anteriormente, também precisamos nos lembrar que o seu cliente também pode fazer um Downgrade, começando a lhe pagar menos a cada mês.

Isso também precisa ser contabilizado, pois caso contrário haverá uma noção irreal a respeito do faturamento futuro que inclusive pode prejudicar severamente a saúde financeira da empresa.

Sempre mantenha o índice de Churn atualizado

Assim como existem Upsells e Downgrades também existem clientes que simplesmente vão cancelar a contratação do serviço da sua empresa, o que representa uma perda de faturamento.

Essa métrica precisa ser sempre analisada e levada em consideração para o cálculo de ARR, pois ela inegavelmente é capaz de mostrar claramente todos os clientes que estão sendo perdidos.

Sem um cuidado adequado é possível ver o seu Churn aumentar exponencialmente, o que pode resultar em uma perda grande de faturamento para o seu negócio.

Melhora a sua retenção de clientes

O Custo de Aquisição do Cliente é geralmente muito alto, pois a empresa precisa investir uma boa quantidade para conseguir trazer alguém para sua estrutura.

Desse modo, se o seu Churn for elevado, é natural que mesmo com um grande número de clientes o seu negócio ainda não seja lucrativo, pois o LTV do cliente não será suficiente para pagar os investimentos feitos para adquiri-lo,

Isso reforça a necessidade de se olhar para outras métricas além do ARR, pois ele por si só pode lhe dar uma visão enviesada da situação.

Melhorar o seu ARR pode garantir investimentos

Uma empresa com um bom ARR tem mais facilidade em conseguir investimentos externos, pois já se sabe que um determinado valor tende a entrar ao longo do ano. Isso cria uma segurança muito grande para quem está investindo.

Ou seja, ao melhorar o seu ARR será mais fácil conseguir atrair capital externo, que sem dúvida alguma irá potencializar o crescimento do seu negócio de forma significativa. Aliás, isso pode ser ainda mais fácil se outras métricas importantes também forem melhoradas ao longo do tempo.

Agora que você já sabe o que é o ARR, qual é sua importância, como calculá-lo e o que deve ser feito em relação a ele, não perca mais tempo e comece a colocar o seu conhecimento em prática.

Quanto mais controle a respeito das métricas você tiver, mais eficiente será o seu negócio, já que existirá a possibilidade de “prever” o que vai acontecer no futuro baseado em indicadores do presente.

De qualquer maneira, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo para que assim possamos te ajudar ainda mais!

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